QUESTÕES 21 a 30
021 É possível prever ações desarmônicas?
As ações desarmônicas, ou seja, que contrariam a harmonia energética, podem ser previstas por pessoas dotadas deste poder mediúnico. São pessoas que ao serem apresentadas a alguém, intuem que se trata de alguém de quem se pode esperar por ações prejudiciais. A intuição é um dom, fácil de ser entendido como sendo uma percepção extra-sensorial que pode ser de grande utilidade nas relações humanas.
022 A reza faz algum efeito prático?
A reza é uma mentalização e, como tal, tem grande poder, pois gera uma energia aplicada com determinado propósito. A reza coletiva permite a multiplicação deste poder. Evidentemente a reza repetitiva, mecânica e desconcentrada, não tem nenhum poder. A reza para ter efeito deve ter um objetivo energético harmônico, pois qualquer outro não faz nenhum efeito.
023 Tem justificativa o chamado “poder das mãos”?
O Passe Espírita é um excelente exemplo do poder das mãos, exercido pela passagem de energia de uma pessoa para outra. Não há nada de místico nisso, sendo a comprovação da possibilidade de se utilizar adequadamente a energia harmônica. Ainda que esse poder seja melhor exercido por pessoas treinadas com este propósito, ele é inerente a todos que se proponham a repassar energia para quem necessite e esteja predisposto a receber.
024 Quanto tempo um espírito leva para poder se comunicar?
Quando sentimos saudade de alguém estamos emitindo energia instantânea, esteja este alguém ainda encarnado, ou desencarnado. A emissão para um desencarnado pode ter retorno, o que depende de condições especiais relacionadas à mediunidade. Independe de mediunidade, entretanto, a comunicação resultante da afinidade espiritual entre pessoas, pois trata-se do mesmo espírito, encarnado em substratos físicos diferentes, o que é muito comum entre familiares. Na maior parte das vezes a morte de alguém é simplesmente um encerramento de vivência que segue em outro familiar.
025 O que é desdobramento espiritual?
O chamado desdobramento espiritual é o acesso do espírito, geralmente durante o sono, a outras vivências que pertencem ao universo harmônico. A importância deste processo reside no fato do espírito abandonar o substrato físico e ambos continuarem funcionando normalmente. Como as comunicações feitas pelo espírito são por mentalização é previsível que se consiga dominar esta tecnologia e equipamentos eletrônicos sejam desenvolvidos para viabilizar a comunicação mental que, então, permitirá também a comunicação espiritual.
026 Como se explica a cura milagrosa?
A cura dita milagrosa é o resultado de uma mentalização do curado, associada ao recebimento de energia, transferida do universo energético. Para que o processo se realize a pessoa deve desejar a cura e acreditar na possibilidade de sua efetivação através do procedimento que ela mesma entenda como indicado. Este procedimento geralmente envolve ações em locais reconhecidos como predisponentes à cura, muitas vezes associados com agente reconhecido como capaz de favorecer à transferência energética. O que deve ser evitado são ações envolvendo charlatanismo e curandeirismo.
027 Somos um espírito individualizado?
Até o materialista mais assumido não irá negar que sejamos individualizados, pois essa certeza dele é individualizada. Sendo individualizados, isso significa que somos uma parte de um todo, se assim não fosse, não seríamos individualizados, mas sim o próprio todo. Já que existe o todo e somos parte dele, está hoje sobejamente provado pela ciência que "o todo contém a parte, assim como ela contém o todo". O que já sabemos nos assegura que somos algo mais do que um sistema biológico acionado por reações físico-químicas e que se extingue quando para de funcionar.
028 Somente os seres humanos tem espírito?
Estaríamos negando o processo evolutivo, caso aceitássemos que somente seres humanos possuíssem alma ou espírito. Seria negar, também, a evidência do comportamento afetivo dos demais seres. O que existe é uma diferença significativa de capacidade cerebral, e que tanto beneficia as relações sociais, como deteriora este relacionamento humano, pelo uso inadequado da inteligência. Pesquisas recentes, com implantação de células cerebrais humanas em ratos, tem comprovado algo que é logico. O que existe, entretanto, é uma superioridade evidente da capacidade sensorial de alguns seres vivos, em comparação com a nossa.
029 Qual a lição mais importante ensinada pela natureza?
Toda experiência vivida próxima a natureza nos permite ser nós mesmos, sem as distorções que o ser humano criou pelo mau uso de sua inteligência. Os animais, os vegetais e, segundo alguns cientistas, até mesmo os minerais, nos dão exemplo sobre o valor da vida. Essa mesma vida que os seres humanos desperdiçam, tratando mal o substrato físico que a acolheu. A natureza nos ensina a lógica de manutenção e aproveitamento da vida, sem o desperdício de gastá-la acumulando valores irrelevantes.
030 Que é Felicidade?
Felicidade é um sentimento de satisfação por sua própria vida. Por ser um sentimento baseado em valores pessoais, um criminoso pode estar feliz ao praticar seus crimes, e uma pessoa que age bem, pode estar feliz por agir assim. Ninguém “é” feliz, mas sim “está” feliz.
Clique na foto para expandir
Clique nas fotos para expandir